IGB - Igreja Gnóstica do Brasil

A Igreja Gnóstica do Brasil

A Igreja Gnóstica do Brasil foi constituída e está registrada conforme as leis brasileiras que regem o setor.

Igreja Gnóstica do Brasil – IGB
Sede Nacional em Curitiba
Registro Civil de Pessoas Jurídicas do I Ofício microfilmado sob número 683553
Registro de Ordem 13869.

Samael Aun Weor foi o criador da Igreja Gnóstica Cristã Universal, na década de 70, no México, hoje com ramos e derivações em diversos países. Porém, há muitos e importantes antecedentes ligados à criação da Igreja Gnóstica de Samael. Sem detalhar muito esses antecedentes, de acordo com relatos, textos, livros e documentos em nosso poder, as raízes da igreja gnóstica, aqui na América Latina, remontam ao início do século XX (ano de 1910, mais exatamente), quando o médico alemão, Dr. Arnold Krumm-Heller, chegou ao México (onde se tornou, depois, coronel-médico do exército), procedente da Alemanha.

É por demais sabido, nos círculos esotéricos e espirituais latino-americanos, que Krumm-Heller era o Patriarca da Igreja Gnóstica da Europa para a América Latina, além de ser membro de mais de 20 instituições esotéricas e espirituais do seu tempo, localizadas em diferentes países do mundo (de acordo com suas próprias palavras).

Ocorre que Samael foi discípulo de Krumm-Heller (Mestre Huiracocha) nos anos 40, e dele recebeu os ensinamentos básicos que levaram o então Hierofante de Mistérios Menores, Aun Weor, mais tarde, a criar o Movimento Gnóstico e a própria Igreja Gnóstica, utilizando, inclusive, os mesmos ritos que a Igreja Gnóstica de Krumm-Heller usava.

O distanciamento ou separação de Samael com a organização do seu Mestre, externamente conhecida como Rosa-Cruz Antiqua, não aconteceu de forma conflituosa. Deu-se de forma natural, pela morte ou desencarne de Krumm-Heller, em 1948. Portanto, ainda que não haja uma ligação formal e jurídica entre a Igreja Gnóstica criada por Krumm-Heller (V.M. Huiracocha) e o Movimento Gnóstico de Samael, não há como esconder o fato de que o Movimento Gnóstico de Samael Aun Weor sucedeu o trabalho e a própria Igreja Gnóstica de Huiracocha.

A demonstração mais inequívoca disso são os ritos internos utilizados pelas instituições gnósticas criadas por Samael. Eles foram trazidos da Europa por Krumm-Heller. Além disso, nas primeiras obras de Samael é muito forte a inspiração dos ensinamentos dados pelo Mestre Huiracocha antes de desencarnar. Basta ler os primeiros livros de Samael Aun Weor para se perceber esse traço marcante. Todavia, isso não quer dizer que Samael não as tenha concebido por si mesmo. Porém, todo discípulo, antes de se tornar mestre, traz consigo a marca do seu Iniciador.

Qualquer apreciação ou exame do Movimento Gnóstico e da Igreja Gnóstica de Samael Aun Weor fora desse contexto resultará em falsas conclusões e verdades parciais e tendenciosas. A história e os fatos apontam o surgimento da gnose em terras americanas no início do século, tendo inclusive, surgido antes na América Latina que na América do Norte (onde um ramo, também oriundo da Europa, se estabeleceu em 1928, e segue ativo até nossos dias).

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR

1. Com doações em dinheiro.
2. Adquirindo os livros que editamos à preço de custo.
3. Divulgando nosso trabalho em sua cidade e/ou pela internet.
4. Tornando-se um mantenedor.

IGREJA GNÓSTICA DO BRASIL

Sede Nacional: Curitiba – Paraná – Brasil
Rua José Tomasi, 824 – Bairro Santa Felicidade
CEP 82015-630
Fone: (41) 3372-7038 / (41) 3372-7038

Sede Paulista: São Paulo – SP – Brasil
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 1422 – sobreloja
CEP 01318-001
Fone: (11) 3266-4378 / (11) 98225-2008

 


Autor: Monsenhor Karl Bunn

Igreja Gnóstica do Brasil

IGREJA GNÓSTICA DO BRASIL
© 1997 – 2016 Todos os direitos reservados

0Respostas em A Igreja Gnóstica do Brasil"

IGB - Igreja Gnóstica do Brasil

Lançamento 1ª versão: 4 de fevereiro de 1997. Atualizações contínuas e permanentes. Copyright 2005-2014© Todos os direitos reservados. A responsabilidade deste site é da Igreja Gnóstica do Brasil - IGB