IGB2

IGREJA GNÓSTICA DO BRASIL – IGB

A Igreja Gnóstica do Brasil – IGB é uma instituição com mais de trinta anos dedicados à difusão do Gnosticismo contemporâneo tal como restaurado no século XX pelo grande Mestre Gnóstico Samael Aun Weor. Herdeira de uma tradição que remonta ao estabelecimento do gnosticismo no Brasil, a IGB é uma instituição sem fins lucrativos que promove atividades litúrgicas, educacionais e de caridade por todo o país. Como Igreja a IGB promove o gnosticismo cristão como uma abordagem espiritual especialmente adequada àqueles que procuram conciliar um profundo anelo espiritual a uma filosofia altamente científica, respeitando diferentes manifestações culturais e procurando, a partir de uma visão conciliadora das diferentes abordagens religiosas do passado e da atualidade, oferecer uma alternativa religiosa pertinente ao homem contemporâneo.

O gnosticismo samaeliano oferece um caminho espiritual baseado na superação de nosso egoísmo e na criação de um novo homem, que se prepara para melhor servir aos seus irmãos e à humanidade. Para cumprir com esta missão baseia-se em uma doutrina que convida cada um a procurar dentro de si mesmo a compreensão de sua verdadeira natureza, experimentando concretamente o caminho espiritual, e não se conformando com crenças ou dogmas impostos.

Assim como os antigos gnósticos cristãos de princípios da era comum, o gnosticismo samaeliano dá especial valor à experiência de compreensão ou conhecimento direto, conceito que traduzimos do grego “gnosis”. Também compartilhamos com estas antigas tradições gnósticas de uma série de visões de mundo, tais como a da transcendência de Deus, que vem a se manifestar na criação de maneira plural; a da jornada espiritual da Alma Humana por meio de várias encarnações na matéria, pelas quais se desenvolve; e a da importância do Sagrado Feminino de Deus, por meio do qual transcendemos nossa natureza inferior.